Garriga de Menezes

10 coisas que não podem faltar na escola do seu filho

A educação é, potencialmente, a ferramenta mais importante para a transformação das pessoas. Escolher a escola do seu filho, principalmente se for a primeira, pode parecer uma tarefa difícil. Afinal, é o local onde ele vai se relacionar com adultos desconhecidos e também com outras crianças da mesma idade. Além  de aprender importantes lições de cidadania e respeito ao próximo, mesmo que inconscientemente.

Pode parecer assustador entregar seu filho pequeno para uma instituição e buscá-lo apenas no fim do dia, mas é preciso que os pais confiem na escola para que transmitam essa segurança aos filhos. Assim, a adaptação será apenas mais uma fase do processo. São muitas questões a se considerar ao escolher uma nova escola. Pensando em tornar mais fácil a decisão para os pais, enumeramos alguns pontos importantes que devem ser observados durante as visitas às escolas.

1. Projeto pedagógico consolidado

Projeto Pedagógico

Procure instituições que apresentem uma linha pedagógica coerente e condizente com suas próprias crenças. Os pais precisam se identificar com a escola e com os valores que ela possui. Portanto, esteja atento às promessas e à capacidade real de entrega. Essa percepção pode não ser tão simples a primeira vista, para isso, é fundamental observar a tradição que a escola construiu ao longo do tempo. Se uma instituição existe há anos e os comentários sobre ela são positivos, a chance da linha pedagógica ser bem sucedida é grande.

2. Educação alimentar

Educação alimentar

A formação de hábitos alimentares tem início no nascimento, mas é na infância que as ações para promover uma boa alimentação têm maiores possibilidades de sucesso. Uma alimentação equilibrada e de boa qualidade é fundamental para que a criança tenha um bom desenvolvimento físico, psíquico e social e a escola tem um papel importante na concretização desses hábitos. A Educação Alimentar cria um ambiente propício, que estimula o aprendizado enquanto promove uma vida saudável.

3. Educação ambiental

Educação ambiental

Muito além do estudo sobre espécies em extinção ou desmatamento, verifique se a escola ensina a preservação da natureza na prática. Muitos projetos pedagógicos colocam o aluno para lidar diretamente com a natureza, tirando dela as experiências mais enriquecedoras, além de valorizar o consumo consciente e as pequenas atitudes do dia a dia. É importante que a escola estimule uma relação de respeito com o meio ambiente e que os alunos se vejam como integrantes, dependentes, transformadores e, acima de tudo, protetores da natureza.

4. Projetos em língua estrangeira

Projeto bilíngue

O mundo globalizado exige que as pessoas sejam capazes de se comunicar em diversos idiomas e com toda a expressão cultural possível. Atualmente, o ensino de outras línguas no currículo normal tornou-se tão importante quanto as aulas de português.

Fique atento se a escola já oferece projetos extras em língua estrangeira. Em alguns casos, eles funcionam no contraturno da grade curricular normal e ensinam a língua em períodos de imersão. Assim, quando chegam ao Ensino Médio, os alunos já adquiriram uma boa bagagem em outras línguas e estão prontos para enfrentar novos desafios.

5. Atividades físicas

Atividades físicas

A prática de atividades físicas é fundamental para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças. Caso seu filho esteja na Educação Infantil, veja se a escola trabalha a psicomotricidade, essencial para a boa formação motora.

Entretanto, se ele for mais velho, confira se a instituição tem espaços adequados e estimulantes para as aulas de educação física: quadras poliesportivas, piscinas, salas de ginástica, aulas de judô e dança, por exemplo.

Também é importante saber se os professores são especializados no desenvolvimento físico, psíquico e social dos alunos.­ O esporte ensina importantes lições sobre ganhar, perder e trabalhar em equipe. Esses conceitos são fundamentais para que seu filho torne-se um adulto socialmente responsável e ciente de seu papel na vida em coletividade.

6. Possibilidade de horário integral

Horário integral

O horário integral é realidade em muitas escolas e atende a necessidade do mundo atual, onde os pais que precisam trabalhar deixam seus filhos com tranquilidade em um ambiente seguro, acolhedor e com profissionais capacitados. O ensino em horário integral é uma excelente alternativa para que os alunos aproveitem melhor o dia com atividades pedagógicas, esportivas e de lazer. Ademais, contribui para que eles criem o hábito da organização, tanto para os estudos e os esportes, quanto para sua própria vida.

7. Aulas de campo

Aulas de campo

Essas aulas são bastante enriquecedoras para todos os alunos. Nelas, eles vivenciam, fora da escola, uma série de experiências relacionadas a diversas matérias, atendendo ao planejamento curricular de cada série. Assim, o conhecimento teórico adquirido em sala de aula pode ser explorado e enriquecido na prática.

8. Artes e cultura

Artes e cultura

Ao visitar uma escola, perceba se ela desenvolve projetos culturais e artísticos ao longo do ano, como feiras, gincanas, olimpíadas, apresentações do coral e de teatro. Além do ensino de artes trabalhar a sensibilidade e a empatia, ele promove a reelaboração do que foi aprendido através das aulas de dança, teatro, filosofia e música.

9. Tecnologia em sala e na comunicação com os pais

Tecnologia em sala de aula

Impressora 3D, aparelhos de data show, quadros interativos e acesso à internet propiciam um ensino que conecta os alunos com a realidade. Para as aulas práticas e as pesquisas, visite os laboratórios de ciência e informática. Outra novidade que muitas escolas têm adotado, é o uso de um aplicativo que permite maior acompanhamento do dia a dia do aluno e da metodologia da escola.

10. Círculo de relacionamento

Círculo de relacionamento

Durante o ciclo escolar, convivemos diariamente com uma série de pessoas que, depois da formatura, acabam desaparecendo. Valorize uma escola que é capaz de manter vivo um círculo de relacionamento mesmo depois dos anos letivos. A formação de laços que perpassam os muros da escola possibilita crescimento, aponta oportunidades e ajuda em todos os momentos.

Acima de tudo, procure uma escola onde seus filhos sejam felizes e adquiram conhecimento para uma boa formação humana, com respeito e ética.

É muito importante que a escola ofereça essas 10 coisas para o seu filho, mas ainda existem muitas outras que podem tornar a experiência dele ainda mais incrível.

BAIXE A NOSSA APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL E CONHEÇA O GARRIGA

Download
Todos os direitos reservados © Garriga 2018
Um projeto Together