Garriga de Menezes

A leitura e o desenvolvimento da criança

A leitura é um hábito importante e que deve ser incentivado desde cedo, tanto em casa, quanto na escola. Através dela despertamos nas crianças muitas habilidades, entre elas a ampliação do vocabulário, da criatividade e a construção de senso crítico. Além disso, a leitura é um meio de entretenimento e aproximação entre as pessoas, ações tão esquecidas atualmente devido a presença excessiva de eletrônicos no cotidiano.

Amplia o vocabulário

Com a leitura de histórias, novas palavras são apresentadas às nossas crianças e, assim, seus vocabulários são enriquecidos a cada dia. Futuramente, com essa prática, as crianças além de melhorar a gramática, aprendem a norma padrão da língua da forma mais natural possível e passam a construir uma linha lógica de pensamento.

Constrói o senso crítico

Quem cria o costume de ler desenvolve um maior senso crítico, pois consegue desenvolver melhor suas ideias, opiniões e sua maneira de pensar e agir. Consegue também explicar melhor esse pensamento e ser compreendido mais facilmente.

Desenvolve a criatividade

A leitura proporciona o desenvolvimento de novas ideias, faz com que a criança imagine cenas, personagens e, assim, torne a imaginação mais aguçada. Todos esses benefícios terão um significativo efeito a longo prazo, podendo contribuir para o maior sucesso pessoal e profissional do futuro adulto.

A leitura é um hábito que devemos estimular antes mesmo que a fala aconteça. O importante é que estejamos atentos ao tipo de leitura que faremos.

Quando oferecidas a bebês, as histórias devem ser curtas, com imagens coloridas e nomeadas por quem está lendo. Ensine os sons dos animais, objetos como carros e buzinas e sons do ambiente, como da chuva. A medida que os bebês crescem e viram crianças e suas falas se desenvolvem, devemos estimular que interpretem os personagens, inventem outros fins para a história e recontem para outras pessoas. As histórias também devem ser maiores, pois a capacidade de concentração aumenta.

Devemos considerar essas idéias e refletir sobre a importância desse hábito ser estimulado. Vale também ressaltar que os pais possuem um papel crucial no desenvolvimento da rotina literária dos filhos.

E você? Incentiva esse hábito em casa? Clique aqui para acessar sugestões dos melhores livros infantis de 2017.

 

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUITO E CONFIRA POR QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL É TÃO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DO SEU FILHO.

Download
Todos os direitos reservados © Garriga 2018
Um projeto Together