Garriga de Menezes

A importância do dever de casa e do estudo

A rotina faz parte da vida de todo ser humano. Ela auxilia na organização e na realização das tarefas diárias, além de promover um desenvolvimento saudável e equilbrado. A rotina não é exclusividade dos adultos, quando pensamos em crianças e adolescentes, ela também é fundamental!

É preciso que eles tenham horário para acordar, para ir à escola, para realizar a tarefa de casa, estudar, descansar, praticar esportes e até brincar. Isso organiza, estrutura, dá direção, sentido e segurança para os jovens. Por isso, ressaltamos tanto para nossos alunos e para as famílias a importância de um planejamento diário.

Estudar todos os dias

Logo no início de ano, montamos um plano de estudos com cada aluno em um programa desenvolvido pela informática, com interatividade e personalizado, para que todos possam criar à sua maneira. Além disso, conversamos sobre os benefícios de estar em contato com a matéria diariamente, o que contribui para sua aprendizagem significativa e não apenas para a “decoreba pras provas”. Implementando e seguindo essa rotina, o sucesso escolar é praticamente garantido.

Dever de casa não é opcional!

O dever de casa também deve ser feito diariamente. Ele leva o aluno a enfrentar desafios pedagógicos fora da escola, fixar o assunto que aprendeu em sala de aula, estabelecer uma rotina e construir sua autonomia.

Especialistas classificam que a lição de casa pode trabalhar três tipos diferentes:

Lição que sistematiza conhecimentos: O aluno faz exercícios sozinho e o professor faz uma análise, verificando quais as dificuldades

Lição preparatória: Antes de começar a trabalhar um novo tema, o professor pode pedir, por exemplo, que os alunos leiam notícias relacionadas ao assunto

Lição de aprofundamento: O aluno aprofunda os temas já estudados por meio de trabalhos mais longos, como uma pesquisa ou apresentação de um trabalho, por exemplo.

Parceria escola-família

Nas reuniões com as famílias, reforçamos e explicamos o objetivo desse plano de estudos, a fim de que possam ser parceiros da escola e dos seus filhos.

Enquanto escola, devemos levar para nossos alunos a vontade e a capacidade de crescer intelectual e emocionalmente. Enquanto pais, vocês podem estimular seus filhos a cumprirem com suas tarefas, criarem autonomia e se desenvolverem cada vez mais!

Adaptado de: Dom Bosco

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUITO E APRENDA COMO ESTIMULAR HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS!

Download
Todos os direitos reservados © Garriga 2018
Um projeto Together