Garriga de Menezes

Conexão Garriga – Família e Escola mais integradas

A partir de agora, postaremos sempre artigos ou resumos de palestras que tenham relevância para a perfeita integração Família-Escola. Vivemos em uma sociedade regida pela informação. E a informação deve nos favorecer, para que cresçamos cada vez mais. Neste primeiro post vamos falar da importância de pais e mães entenderem que a participação no acompanhamento escolar de seus filhos faz toda a diferença. O tempo de convivência com os filhos deve ser de qualidade. Afinal, é o envolvimento abrangente e saudável que leva ao sucesso escolar da criança e do adolescente. Leia com atenção e, se achar necessário, imprima consultar sempre que achar conveniente.

Avaliação INADE. A importância da família no sucesso do aluno.  (título interno) Nos últimos três anos os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da3ª série do Ensino Médio do Garriga têm sido avaliados pelo Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (INADE).  Os indicadores desse instituto particular nos ajudam a estabelecer metas de melhorias no processo pedagógico da escola que busca a excelência educacional. Além do aspecto cognitivo e de conhecimento dos conteúdos, são avaliados os aspectos sociais, a participação da família e a rotina dos alunos nos estudos dentro e fora da sala de aula. Com base nesses resultados, procuramos sintetizar algumas orientações que, com certeza, poderão auxiliar a família na obtenção do sucesso escolar do seu filho.

1) Como fazer a diferença em casa
Crianças e adolescentes que têm pais que participam de sua vida escolar tendem a obter melhores resultados do que aqueles cujos pais nunca participaram. Essa participação pode ocorrer de várias maneiras e pode ser resumida no interesse e na disponibilidade das famílias em acompanhar seus filhos em seu processo de escolarização.

Crianças e adolescentes que têm pais que participam de sua vida escolar tendem a obter melhores resultados do que aqueles cujos pais nunca participaram. Essa participação pode ocorrer de várias maneiras e pode ser resumida no interesse e na disponibilidade das famílias em acompanhar seus filhos em seu processo de escolarização.  O envolvimento dos pais com os filhos deve ter início desde a organização de sua rotina até seus resultados reais de aprendizagem. É necessário que os pais entendam que sua participação no acompanhamento dos estudos dos filhos faz toda a diferença em seus resultados e que o tempo de convivência com eles deve ser de qualidade. Um envolvimento saudável é o que acarreta o sucesso escolar do aluno.

2) Gerenciamento da  rotina
Uma das funções da família é auxiliar o filho na organização de sua rotina de forma a garantir o tempo necessário às suas atividades dentro e fora da escola. A falta de uma rotina pré-estabelecida muitas vezes compromete o desempenho do aluno, por isso organização e planejamento são muito importantes. Os pais devem auxiliar seus filhos nesse planejamento da rotina, de tal forma que estes percebam a importância de terem horários e prazos para cumprimento de suas atividades diárias. Contudo, essa organização deve ser feita do ponto de vista das demandas dos próprios filhos, para que eles possam ter uma visão geral do seu dia a dia. Os pais devem ajudá-los a perceber quais são as prioridades e quais os períodos que deverão reservar tanto para os estudos quanto para o lazer. Dessa forma, os alunos poderão manter equilíbrio entre todas as atividades que deverão cumprir durante determinado período.

3) Hábitos dos alunos de fazer as tarefas
O sucesso escolar dos alunos depende de vários fatores, e um deles é o tempo que o aluno dedica aos seus estudos fora da escola. As tarefas de casa são um recurso imprescindível ao bom desempenho dos alunos. Esses momentos de estudo em casa, além de possibilitarem a sistematização do que foi aprendido na escola, são importantes para o aprofundamento do que foi trabalhado em sala de aula.  Garantir o envolvimento dos alunos nas atividades de casa (lições, deveres etc..), de forma que esse hábito seja desenvolvido, não é tarefa das mais fáceis. Em função disso, família e escola devem criar estratégias capazes de fazer com que os alunos se envolvam nessas atividades tão importantes para a consolidação de suas aprendizagens.

4) Participação de pais e mães é fundamental
Nos dias atuais, é praticamente impossível uma escola oferecer educação de qualidade sem que haja a participação das famílias na vida escolar dos filhos, tanto dos pais quanto das mães. A relação positiva e harmônica entre família e escola possibilita o desenvolvimento do aluno em todas as dimensões: afetiva, cognitiva e social. “ A participação dos pais tem uma influência na formação dos alunos diferente da participação das mães. O envolvimento deles com a educação dos filhos pode ser uma força positiva, porque o que se percebe é que, quando eles estão mais presentes, há tendência a melhorar, de modo mais acentuado, o desempenho escolar de crianças e jovens, diferentemente do que ocorre, quando apenas as mães se envolvem” (Borges, 2011).

5) Convivência familiar
A Convivência Familiar é fundamental ao bom desempenho acadêmico dos alunos em função da segurança que lhes é transmitida. Pais atentos que procuram criar espaços para um diálogo coerente e produtivo tendem a conseguir que seu filho se envolva mais com os estudos, alcançando melhores resultados.  Atualmente, o tempo dedicado aos filhos é cada vez mais reduzido, e essa é uma realidade que deve ser enfrentada tanto pelas famílias quanto pela escola. Diante dessa situação, é importante que os pais entendam que o tempo reservado para estarem com os filhos, independentemente da duração, deve ser produtivo e de qualidade.  A educação é concebida como experiência de vivências múltiplas, que tem como foco a aprendizagem dos alunos e seu desenvolvimento integral. Para atingir objetivos tão complexos, é fundamental que escola e família estejam unidas em busca de resultados que traduzam o bom desenvolvimento do aluno.

BAIXE A NOSSA APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL E CONHEÇA O GARRIGA

Download
Todos os direitos reservados © Garriga 2018
Um projeto Together