Garriga

XXIV Olimpíada da Educação Infantil

Alunos Garriga participam da XXIV Olimpíada da Educação Infantil. 

Dia 06 de outubro, aconteceu a XXIV Olimpíada da Educação Infantil no Garriga. As crianças participaram de várias atividades esportivas, ressaltando a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos.

Olimpíada Garriga Educação Infantil

 

Brincadeira é assunto sério

 

Embora, atualmente, a importância do brincar para o desenvolvimento infantil seja amplamente reconhecida, é comum observarmos crianças, por vezes muito pequenas, com uma rotina bastante atribulada, tomada por diversas atividades e compromissos. Muitas vezes, fica difícil encontrarmos alguma brecha, na correria do dia a dia dessas crianças, na qual elas possam, simplesmente, ter espaço e tempo para brincar.

Segundo Vygotsky “o brincar cria a chamada zona de desenvolvimento proximal, impulsionando a criança para além do estágio de desenvolvimento que ela já atingiu. Ao brincar, a criança se apresenta além do esperado para a sua idade e mais além do seu comportamento habitual. Para Vygotsky, o brincar também libera a criança das limitações do mundo real, permitindo que ela crie situações imaginárias. Ao mesmo tempo é uma ação simbólica essencialmente social, que depende das expectativas e convenções presentes na cultura. Quando duas crianças brincam de ser um bebê e uma mãe, por exemplo, elas fazem uso da imaginação, mas, ao mesmo tempo, não podem se comportar de qualquer forma; devem, sim, obedecer às regras do comportamento esperado para um bebê e uma mãe, dentro de sua cultura. Caso não o façam, correm o risco de não serem compreendidas pelo companheiro de brincadeira.”

O brincar como meio de socialização e expressão

 

Olimpíada Educação Infantil

O brincar também permite que a criança tome certa distância daquilo que a faz sofrer, possibilitando-lhe explorar, reviver e elaborar situações que muitas vezes são difíceis de enfrentar. Autores clássicos da psicanálise, como Freud e Melanie Klein, ressaltam a importância do brincar como um meio de expressão da criança, contexto no qual ela elabora seus conflitos e demonstra seus sentimentos, ansiedades, desejos e fantasias.

Já Winnicott, pediatra e psicanalista inglês, faz referência à dimensão de criação presente no brincar. Segundo ele, é muito mais importante o uso que se faz de um objeto e o tipo de relação que se estabelece com ele do que propriamente o objeto usado. A ênfase está no significado da experiência para a criança. Brincando, ela aprende a transformar e a usar os objetos, ao mesmo tempo em que os investe e os “colore” conforme sua subjetividade e suas fantasias. Isso explica por que, muitas vezes, um urso de pelúcia velho e esfarrapado tem mais importância para uma criança do que um brinquedo novo e repleto de recursos, como luzes, cores, sons e movimento.

A importância da brincadeira para o Desenvolvimento Infantil

 

Olimpíada Educação Infantil
Dessa forma, percebe-se como o brincar é algo essencial para o desenvolvimento infantil. Uma criança que não consegue brincar deve ser objeto de preocupação. Disponibilizar espaço e tempo para brincadeiras, portanto, significa contribuir para um crescimento saudável. É importante também que os adultos resgatem sua capacidade de brincar, tornando-se, assim, mais disponíveis para as crianças enquanto parceiros e incentivadores de brincadeiras.

Neste sentido, o objetivo central desta olimpíada é ressaltar a importância das brincadeiras na Educação Infantil, pois este é um período fundamental para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa.

 

 

OBJETIVOS DA OLIMPÍADA:

 

– Desenvolver, através das atividades esportivas, uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de seus limites;
– Promover o aprimoramento físico, moral e intelectual dos alunos, através da prática do esporte e das atividades cooperativas.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Olimpíada Educação Infantil

 

SOLENIDADE DE ABERTURA:

 

– Desfile dos atletas: entrada das bandeiras e das equipes correspondentes;

– Hino Nacional;

– Hino do Jardim de Infância Branca de Neve;

– Entrada da Tocha Olímpica;

– Juramento do atleta;

– Palavras da direção;

– Apresentação de dança de uma torcida organizada (alunas da UFRJ).

 

 

PROVAS OLÍMPICAS:

 

– Corrida de revezamento (10 metros cada componente);

– Colocar 20 pregadores na corda;

– Arremessar 20 bolas no cesto;

– Derrubar 10 boliches;

– Estafeta da bola colorida;

– Estafeta do bambolê;

– Estafeta do bambolê na corda.

Confira o álbum completo com as fotos da XXIV Olimpíada da Educação Infantil na nossa página do Facebook:
XXIV Olimpíada da Educação Infantil – Turno da Manhã
XXIV Olimpíada da Educação Infantil – Turno da Tarde

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