Garriga de Menezes

Os efeitos do espaço escolar na formação do aluno

Cabe a todos nós – família, escola ou sociedade – proporcionar ambientes saudáveis para as crianças. E um ambiente saudável vai além do espaço físico. É necessário criar, ao longo da vida de nossos filhos – ou alunos – oportunidades para que desenvolvam suas competências e potencialidades de forma integral.

Foi pensando nesse papel do ambiente e em suas características que a professora Jullie Maggessi, de Literatura, convidou os alunos do Ensino Médio para estudar o próprio Garriga. Como ambiente escolar, qual é a importância do Garriga de Menezes e como ela se desenvolve ao longo da infância e da adolescência?

O método utilizado nessa atividade foi a epigenética, isto é, além da genética: uma ciência que trata dos mecanismos moleculares envolvidos na interação entre fatores ambientais e a expressão das informações contidas em nosso DNA.

Mas, muito além dos códigos e programas genéticos que conheceram durante a atividade, na tentativa da “decifração” do ser humano, os alunos foram incentivados a tomar consciência sobre o papel do Garriga em sua formação e identidade.

Se mecanismos epigenéticos representam a troca entre ambiente e genoma, é preciso reforçar, no imaginário do aluno, a importância do ambiente em nossa evolução. Seja por meio da educação, do autoconhecimento, do exercício de pensamentos, dos pequenos aprendizados, das experiências práticas, das influências socioambientais ou até da alimentação: nosso desenvolvimento é estimulado o tempo todo.

“A nossa identidade é a soma dos valores que construímos. Dedicação, perseverança, altruísmo e companheirismo são parte do que nos impulsiona.” – Jullie Maggessi, professora de Literatura.

O projeto do Ensino Médio ajuda a entender por que essas descobertas e pesquisas da epigenética são tão importantes no contexto da educação e da didática. Especificamente, nos processos de aprendizagem e memória são envolvidas mudanças epigenéticas cruciais. Um cérebro bem estimulado desenvolve uma rede de conexões muito ricas e harmônicas. Nosso comportamento, nossas ações, nossos pensamentos, emoções e reações aos eventos e situações repercutem diretamente nessas conexões.

Nesse propósito, a escola e a educação têm papel direto na criação de caminhos de aprendizado onde, além da qualidade do ambiente, a atenção às emoções envolvidas nas experiências seja ponto central. Justamente porque as emoções serão um recurso para o pleno desenvolvimento dos nossos jovens, para compreender, orientar ou até transformar e redirecionar suas vidas no presente, ajudando-os a descobrir novos futuros.

O resultado dos estudos e reflexões sobre os tantos efeitos que os ambientes em que estamos inseridos nos causam, resultou em belas produções e depoimentos dos alunos sobre o Garriga. E a diferença entre os resultados ajuda a confirmar que, embora tenhamos os mesmos traços que nos caracterizam como espécie, atravessando o mesmo caminho evolutivo, não perdemos nossa singularidade e a nossa história pessoal, que nos torna únicos e inimitáveis.

Confira abaixo um pouco do que é estar no Garriga na visão de nossos alunos:

 

“O Garriga é uma grande família, é onde aprendi muitas matérias, lições de vida, diversos esportes, fiz amizades e estudei muito. Ele sempre terá um lugar especial no meu coração, pois passei uma das partes mais importantes da minha vida em uma escola tão acolhedora e amável, que é uma segunda casa para mim.” Isaac Viana

“Estar no Garriga é poder compartilhar de todos os melhores sentimentos em apenas cinquenta minutos. Vivenciar todos os tipos de emoção possíveis em doze anos. A sensação de conhecer pessoas incríveis, pessoas essas que ficaram marcadas para sempre. Receber um “bom dia” do seu professor favorito sempre faz o dia mais sem graça se tornar um pouco mais especial. O carinho que cada um tem por cada aluno é único e inexplicável. O apoio que a escola dá faz qualquer um se sentir acolhido, como se estivesse em casa. Esse é o nosso lar. O lugar em que nos sentimos nós mesmos.” Catarina Silva

“Vida Longa

Vida Longa a todas as memórias, às lições aprendidas e aos amigos verdadeiros.

Vida Longa aos nossos sonhos e vida longa a nós, comandantes de nossos destinos.

Escritores de nossas histórias que têm início nas salas desta escola.

VIDA LONGA AO FUTURO!” Maria Mello Cavalcanti

Para ver mais depoimentos, acesse aqui.

BAIXE A NOSSA APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL E CONHEÇA O GARRIGA

Download