Garriga de Menezes

Os efeitos do espaço escolar na formação do aluno

Cabe a todos nós – família, escola ou sociedade – proporcionar ambientes saudáveis para as crianças. Por exemplo, para criarmos um ambiente saudável no Garriga precisamos ir além do espaço escolar. É necessário criar, ao longo da vida dos alunos oportunidades para que desenvolvam suas competências e potencialidades de forma integral.

Pensando nesse papel do ambiente e em suas características, a professora Jullie Maggessi, de Literatura, convidou os alunos do Ensino Médio para estudar o próprio Garriga. Afinal, como ambiente escolar, qual é a importância do Garriga de Menezes e como ela se desenvolve ao longo da infância e da adolescência?

O método utilizado nessa atividade foi a epigenética, isto é, além da genética. Uma ciência que trata dos mecanismos moleculares envolvidos na interação entre fatores ambientais e a expressão das informações contidas em nosso DNA.

Mas, muito além dos códigos e programas genéticos que conheceram durante a atividade, na tentativa da “decifração” do ser humano, os alunos foram incentivados a tomar consciência sobre o papel do Garriga e do espaço escolar em sua formação e identidade.

Se mecanismos epigenéticos representam a troca entre ambiente e genoma, é preciso reforçar, no imaginário do aluno, a importância do ambiente em nossa evolução. Seja por meio da educação, do autoconhecimento, do exercício de pensamentos, dos pequenos aprendizados, das experiências práticas, das influências socioambientais ou até da alimentação: nosso desenvolvimento é estimulado o tempo todo.

“A nossa identidade é a soma dos valores que construímos. Ou seja, dedicação, perseverança, altruísmo e companheirismo são parte do que nos impulsiona.” – Jullie Maggessi, professora de Literatura.

O projeto do Ensino Médio ajuda a entender por que essas descobertas e pesquisas da epigenética são tão importantes no contexto da educação e da didática. Especificamente, nos processos de aprendizagem e memória são envolvidas mudanças epigenéticas cruciais. Pois um cérebro bem estimulado desenvolve uma rede de conexões muito ricas e harmônicas. Nosso comportamento, nossas ações, nossos pensamentos, emoções e reações aos eventos e situações repercutem diretamente nessas conexões.

Nesse propósito, a escola e a educação têm papel direto na criação de caminhos de aprendizado onde, além da qualidade do ambiente, a atenção às emoções envolvidas nas experiências seja ponto central. Justamente porque as emoções serão um recurso para o pleno desenvolvimento dos nossos jovens, para compreender, orientar ou até transformar e redirecionar suas vidas no presente, ajudando-os a descobrir novos futuros.

Sendo assim, o resultado dos estudos e reflexões sobre os tantos efeitos que os ambientes em que estamos inseridos nos causam, resultou em belas produções e depoimentos dos alunos sobre o Garriga. E a diferença entre os resultados ajuda a confirmar que, embora tenhamos os mesmos traços que nos caracterizam como espécie, atravessando o mesmo caminho evolutivo, não perdemos nossa singularidade e a nossa história pessoal, que nos torna únicos e inimitáveis.

Confira abaixo um pouco do que é estar no Garriga na visão de nossos alunos:

 

“O Garriga é uma grande família, é onde aprendi muitas matérias, lições de vida, diversos esportes, fiz amizades e estudei muito. Ele sempre terá um lugar especial no meu coração, pois passei uma das partes mais importantes da minha vida em uma escola tão acolhedora e amável, que é uma segunda casa para mim.” Isaac Viana

“Estar no Garriga é poder compartilhar de todos os melhores sentimentos em apenas cinquenta minutos. Vivenciar todos os tipos de emoção possíveis em doze anos. A sensação de conhecer pessoas incríveis, pessoas essas que ficaram marcadas para sempre. Receber um “bom dia” do seu professor favorito sempre faz o dia mais sem graça se tornar um pouco mais especial. O carinho que cada um tem por cada aluno é único e inexplicável. O apoio que a escola dá faz qualquer um se sentir acolhido, como se estivesse em casa. Esse é o nosso lar. O lugar em que nos sentimos nós mesmos.” Catarina Silva

“Vida Longa

E vida Longa a todas as memórias, às lições aprendidas e aos amigos verdadeiros.

Vida Longa aos nossos sonhos e vida longa a nós, comandantes de nossos destinos.

Escritores de nossas histórias que têm início nas salas desta escola.

VIDA LONGA AO FUTURO!” Maria Mello Cavalcanti

Para ver mais depoimentos sobre os efeitos do espaço escolar na formação de nossos alunos, acesse aqui.

BAIXE A NOSSA APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL E CONHEÇA O GARRIGA

Download