Garriga de Menezes

Garriga na busca pela Paz

Conheça o projeto que trabalha consciência coletiva e solidariedade entre os alunos

Respeito, boa convivência e solidariedade são alguns dos ingredientes para uma sociedade mais justa e equilibrada. E o “Projeto Paz: desenvolvendo valores na escola”, trabalha esses princípios por meio da educação. Integrante do Programa de Escolas Associadas da UNESCO (PEA UNESCO) há alguns anos, nossa escola tem como tradição fazer ações em prol da comunidade, transpondo as salas de aula e mobilizando toda a comunidade de pais e alunos.

No ano Internacional da Moderação da UNESCO, realizamos diversos trabalhos sobre o tema “diálogos”, levantando questões a respeito da importância da conversa na mediação de conflitos, do respeito à vida, da não violência, da generosidade e da solidariedade (tema desenvolvido no último bimestre).

Começamos o ano confeccionando as “Caixas de Ingredientes para a Paz”. Cada estudante decorou sua própria caixinha que ficou em casa recebendo trabalhos realizados no projeto. Ao final do segundo semestre, as turmas levaram suas caixas para dividir com os colegas de sala os registros dessas atividades tão especiais. Compartilharam gibis, jogos confeccionados em grupo, pesquisas de internet/jornais/revistas que se relacionaram com o projeto, desenhos, acróstico, fotos do tempo passado em família, boas ações do cotidiano e atitudes positivas na busca pela paz.

E o resultado desse trabalho não podia ser diferente. Confira alguns depoimentos das famílias de nossos alunos:

“Ficamos felizes e orgulhosos com os temas atuais abordados no Projeto Paz, possibilitado a interação e o desenvolvimento das crianças em trabalhar com a convivência em sociedade e seus valores. O Garriga se preocupa não só com os estudos e sim na formação de cidadãos”.

Helena Camardella, mãe da Aline Camardella, 5º ano.

 

“Enxergamos no projeto uma forma de reforço/complemento à educação por nós transmitida diariamente. Observando o conteúdo apresentado ao longo do ano, o mesmo nos conforta no sentido de convergência dos valores trabalhados (casa/escola), bem como, na certeza da opção correta da instituição de ensino que realizamos para nossa filha”.

Ana Beatriz Fonseca, mãe da Clara, 5º ano.

 

“Achei o Projeto Paz muito interessante, uma vez que mostrou aos alunos como devemos conviver com as pessoas de diferentes tipos e os valores que temos que cultivar e transmitir, principalmente o respeito ao próximo. Foi uma iniciativa muito válida da escola apresentá-lo agora, no 1º ano do E. F, pois as crianças estão numa fase onde a amizade é importante e as escolhas para atitudes do dia a dia começam a ser tomadas. Espero que elas cresçam motivadas a cuidarem de pessoas próximas, do ambiente em que vivem e sejam capazes de perceberem sempre o lado bom da vida. Que sejam adultos com discernimento, com sabedoria, respeito e produzam coisas do bem. Parabéns a equipe GARRIGA pela transmissão da mensagem. ”

Milla Rodrigues, mãe da Manuela, 1º ano

 

“Acreditamos que o projeto auxilia muito a família a desenvolver valores que são fundamentais para a criação de adultos emocionalmente saudáveis. A forma lúdica com que vem sendo desenvolvido desperta o interesse dos pequenos. Obrigada”.

Rosa Novelli, mãe do Gustavo e da Gabriela, 2º ano e 5º ano

 

 

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUITO E SAIBA COMO AJUDAR SEU FILHO A SUPERAR O DIVÓRCIO DA MELHOR FORMA.

Download