Garriga de Menezes

Proposta Pedagógica: o aluno é o protagonista.

O Garriga procura desenvolver, com sua proposta pedagógica, a personalidade do aluno, porque queremos formar cidadãos produtivos, inseridos em suas comunidades e conscientes de seus deveres e direitos.

Participante do Programa das Escolas Associadas à UNESCO desde 1982, o Garriga busca contribuir, por meio da Educação, para a formação de um mundo mais solidário e justo. Assim, escola promove leituras e vivências significativas permitindo que os alunos reflitam sobre a cultura da paz. Igualmente, buscamos desenvolver mais respeito aos direitos de cada indivíduo, desde o seu cotidiano até a expressão mais ampla de um mundo melhor.

E, dessa forma, ajudamos a promover, simultaneamente, a construção da cidadania consciente e participativa, tão necessária à transformação gradual em nossa sociedade.

Confira os diferenciais de nossa proposta pedagógica

APOIO PEDAGÓGICO

O aluno do Garriga tem oportunidade de estar com seus professores, fora do horário escolar, para não deixar acumular dúvidas e ainda aprofundar seus conhecimentos. São encontros semanais agendados por série, que atendem à necessidade de cada estudante. Nosso foco é a aprendizagem.

ATIVIDADES CULTURAIS

Ao longo do ano, promovemos Eventos Culturais como parte da proposta pedagógica. São oportunidades de reelaboração do que foi aprendido através de inúmeras formas de expressão. Dessa forma, acontecem a Comunicar, as apresentações do coral e do teatro, a Festa Junina, a Visita à Universidade,  as Olimpíadas, as gincanas, as oficinas de arte, as palestras do Conexão Garriga, entre outros eventos.

AULAS DE CAMPO

As Aulas de Campo são bastante enriquecedoras para os alunos, porque nessa proposta pedagógica, eles vivenciam fora da escola uma série de experiências relacionadas a diversas matérias, atendendo ao planejamento curricular de cada série.

São organizados passeios por reservas florestais, pelo centro histórico do Rio, por museus, bairros e plantações. Dessa forma, conseguimos os melhores resultados. E os alunos ainda dão depoimentos entusiasmados sobre as experiências vividas.

EDUCAÇÃO ALIMENTAR

A alimentação equilibrada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. Por isso, no Garriga, o Projeto Horta nasceu para fortalecer o vínculo entre educação e saúde na escola. O projeto cria um ambiente positivo que potencializa o aprendizado, enquanto promove a vida saudável. E a alimentação tem papel de destaque nesse ambiente, porque permite que a criança vivencie o plantio, a colheita e experimente os alimentos.

As diferentes turmas do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, têm uma escala de preparo, plantio e cuidado dos canteiros. Assim, garantimos que todos se envolvam nos trabalhos, obtendo informações diversas e administrando com responsabilidade o projeto da escola.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Educação Ambiental tem como proposta desenvolver, de forma dinâmica, a consciência da preservação do planeta, o respeito à vida e à natureza. Por isso, planejamos diversas atividades ao longo do ano, como passeios ecológicos, para estimular o cuidado e o respeito ao meio ambiente.

Incentivamos a reciclagem de materiais e criamos até um programa específico, o “Quem Recicla é Fera”, com a participação de todos os alunos e funcionários do Garriga. A “Recicléia”, personagem-símbolo do programa, é toda feita com material reciclado, lembrando aos alunos, no papel de Defensores da Natureza, que reciclagem também é vida. Vida com qualidade.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A Educação Financeira é uma filosofia de vida. Isso porque, mais do que aprender a lidar com dinheiro, a criança aprende a fazer escolhas. Os alunos, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental até o 5º ano, passam a entender que enfrentar um problema não é ruim e que é preciso aprender a buscar soluções. Enfim, os alunos entendem a importância de escolher o que querem e aprendem a diferença entre querer e precisar.

Com a noção de valor, mais além do que o sentido material, a Educação Financeira contribui para uma geração mais consciente de suas responsabilidades humanas e sociais.

EDUCAÇÃO PARA O PENSAR

Os alunos, do Maternal ao 5º ano, aprendem a trabalhar o pensamento desde cedo. O Projeto Pensando Bem tem como objetivo incentivar a criança a questionar, investigar, refletir, criticar, discutir, avaliar, enfim, filosofar, utilizar muito bem as ferramentas do pensar.

O projeto é inovador e funciona como um alicerce para a formação de estruturas do conhecimento, porque estimula o espírito crítico e as habilidades amistosas nos relacionamentos sociais da criança, fazendo com que o aluno transite com desenvoltura pelo universo das ideias.

PROJETO SOCIOEMOCIONAL

Dialogando com as competências propostas pela BNCC, o LIV é um programa que promove pilares socioemocionais na escola, trabalhando a inteligência e habilidades emocionais dos alunos. Por isso, no Garriga, o projeto se tornou parte do currículo básico do Ensino Fundamental I. O objetivo é proporcionar atividades que facilitem a partilha de emoções, o reconhecimento dos próprios sentimentos, a empatia, a comunicação, a proatividade, a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico.

Nesse sentido, as propostas do Laboratório de Inteligência de Vida ainda contribuem para a construção e manutenção de vínculos entre a comunidade escolar, a participação e o engajamento dos alunos, o respeito à diversidade, a escuta, a reflexão e a constante evolução de nossas relações interpessoais.

ESPAÇO MAKER

Aprender fazendo. É isso que o Garriga incentiva através de metodologias ativas para o desenvolvimento de habilidades dos alunos. O Espaço Maker cumpre esse papel oferecendo aulas “mão na massa”, muito mais dinâmicas, com foco em pesquisa, experimentação, construção. E, acima de tudo, compartilhamento de ideias.

Equipado com impressora 3D, ferramentas, jogos e outros equipamentos que desenvolvem diversas áreas do conhecimento, o ambiente alimenta a criatividade e constrói novos conceitos de utilização da tecnologia no cotidiano. Queremos proporcionar recursos para que encontrem soluções para os problemas do dia a dia, dos mais simples aos mais complexos.

COMUNICAR

A Comunicar é um grande evento realizado pelo Garriga, proporcionando aos alunos espaço para a realização de mostra de trabalhos, experiências, manifestações artísticas e culturais, transformando seu conhecimento em expressão.

Na Comunicar, exibimos os trabalhos realizados ao longo do ano, encenam-se peças teatrais e o Coral Clave de Sol se apresenta. No evento, cada série mostra o que aprendeu sobre diversos assuntos. Além disso, os alunos participam da Gincana do Conhecimento, das Oficinas de Arte e do Concurso Literário, que costuma bater recordes de inscrições a cada ano e vem revelando, cada vez mais, o potencial literário dos nossos alunos.

PROJETO LEITURA

Na proposta pedagógica do Garriga, trabalhamos a leitura desde muito cedo na Educação Infantil. Isso porque valorizamos o “ler por prazer” e o “ler para aprender”. Através da Ciranda e da Cirandinha de Livros, os alunos têm acesso a uma grande variedade de títulos. Enfim, incentivamos que os alunos do Garriga façam consciente e corretamente sua opção profissional.

PROJETO REDAÇÃO

Nosso Projeto Redação inicia-se no 9º ano e segue no Ensino Médio com aulas especializadas fora do horário escolar, com foco na organização e estrutura de textos nos moldes do ENEM e do Vestibular.

Professores especializados corrigem as redações produzidas e, quando preciso, fazem novas intervenções para melhoria da qualidade e aprimoramento do texto. Na 3ª série do Ensino Médio os alunos, além da aulas, participam de oficinas onde se discutem prováveis temas para o vestibular e produzem redações nos diversos modelos cobrados pelas Universidades.

CORAL

As atividades do Coral Clave de Sol promovem o desenvolvimento musical através de propostas que incluem estilos diferentes, promovendo uma escuta ativa, atenta e analítica. O objetivo é aproximar os alunos das diferentes formas de execução e de interpretação.

MONITORIA

Os alunos do Ensino Médio têm, à sua disposição, monitores que os auxiliam a tirar dúvidas e aprofundar conteúdos nas disciplinas de Matemática, Física e Química. As monitorias ocorrem nos horários da tarde, 3 vezes por semana.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Acompanhados por uma orientadora educacional, os alunos do Garriga participam de um programa de Orientação Profissional. Apresentamos aos alunos materiais sobre cursos e universidades, bem como palestras de profissionais de áreas diversas, professores universitários e ex-alunos do Garriga que acabaram de sair da universidade e ingressaram no mercado de trabalho.

 

Agende uma visita

BAIXE A NOSSA APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL E CONHEÇA O GARRIGA

Download