A Educação Socioemocional tem como objetivo incentivar os alunos a questionarem, investigarem, refletirem, criticarem, discutirem, avaliarem, sempre mais. Buscamos facilitar o entendimento e aplicação das valiosas ferramentas do pensar no dia a dia, dentro e fora de sala de aula. Por isso, os alunos do Maternal ao 5º ano já aprendem a trabalhar o pensamento desde cedo.
O projeto, que envolve conceitos de filosofia e educação socioemocional, é inovador e funciona como um alicerce para a formação de estruturas do conhecimento. Assim, estimulamos o espírito crítico e as habilidades empáticas nos relacionamentos sociais da criança, fazendo com que o aluno transite com desenvoltura pelo universo das ideias.
Laboratório de Inteligência de Vida
Para nós, o desenvolvimento da inteligência emocional vai muito além de um diferencial do Garriga. É parte de nossa rotina. Por isso, iniciamos uma parceria com o LIV – Laboratório de Inteligência de Vida.
A ação transformadora implementou a Educação Socioemocional como disciplina do currículo básico no Ensino Fundamental I. O projeto trabalha a habilidades como a colaboração, empatia, resiliência, comunicação, paciência e trabalho em equipe desde cedo.
As aulas do programa vão traçar pilares socioemocionais aos alunos do 1º ao 5º ano. Mas pretendem alcançar também toda a comunidade escolar por meio de propostas e materiais pensados para alunos, professores e famílias, com um currículo desenvolvido levando em conta as particularidades de cada faixa etária.
Brincar com outras crianças, compartilhar brinquedos, saber identificar e expressar sentimentos
são movimentos imprescindíveis, que desenvolvem habilidades que criam indivíduos para o futuro, com maior
facilidade em lidar com suas emoções e com as diferenças.