Resultados 1º Exame de Qualificação UERJ
Os alunos do Ensino Médio do Garriga alcançaram ótimos resultados na 1ª fase do vestibular 2017...
Alunos Garriga participam da XXIV Olimpíada da Educação Infantil.
Dia 06 de outubro, aconteceu a XXIV Olimpíada da Educação Infantil no Garriga. As crianças participaram de várias atividades esportivas, ressaltando a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos.
Embora, atualmente, a importância do brincar para o desenvolvimento infantil seja amplamente reconhecida, é comum observarmos crianças, por vezes muito pequenas, com uma rotina bastante atribulada, tomada por diversas atividades e compromissos. Muitas vezes, fica difícil encontrarmos alguma brecha, na correria do dia a dia dessas crianças, na qual elas possam, simplesmente, ter espaço e tempo para brincar.
Segundo Vygotsky “o brincar cria a chamada zona de desenvolvimento proximal, impulsionando a criança para além do estágio de desenvolvimento que ela já atingiu. Ao brincar, a criança se apresenta além do esperado para a sua idade e mais além do seu comportamento habitual. Para Vygotsky, o brincar também libera a criança das limitações do mundo real, permitindo que ela crie situações imaginárias. Ao mesmo tempo é uma ação simbólica essencialmente social, que depende das expectativas e convenções presentes na cultura. Quando duas crianças brincam de ser um bebê e uma mãe, por exemplo, elas fazem uso da imaginação, mas, ao mesmo tempo, não podem se comportar de qualquer forma; devem, sim, obedecer às regras do comportamento esperado para um bebê e uma mãe, dentro de sua cultura. Caso não o façam, correm o risco de não serem compreendidas pelo companheiro de brincadeira.”
O brincar também permite que a criança tome certa distância daquilo que a faz sofrer, possibilitando-lhe explorar, reviver e elaborar situações que muitas vezes são difíceis de enfrentar. Autores clássicos da psicanálise, como Freud e Melanie Klein, ressaltam a importância do brincar como um meio de expressão da criança, contexto no qual ela elabora seus conflitos e demonstra seus sentimentos, ansiedades, desejos e fantasias.
Já Winnicott, pediatra e psicanalista inglês, faz referência à dimensão de criação presente no brincar. Segundo ele, é muito mais importante o uso que se faz de um objeto e o tipo de relação que se estabelece com ele do que propriamente o objeto usado. A ênfase está no significado da experiência para a criança. Brincando, ela aprende a transformar e a usar os objetos, ao mesmo tempo em que os investe e os “colore” conforme sua subjetividade e suas fantasias. Isso explica por que, muitas vezes, um urso de pelúcia velho e esfarrapado tem mais importância para uma criança do que um brinquedo novo e repleto de recursos, como luzes, cores, sons e movimento.
Dessa forma, percebe-se como o brincar é algo essencial para o desenvolvimento infantil. Uma criança que não consegue brincar deve ser objeto de preocupação. Disponibilizar espaço e tempo para brincadeiras, portanto, significa contribuir para um crescimento saudável. É importante também que os adultos resgatem sua capacidade de brincar, tornando-se, assim, mais disponíveis para as crianças enquanto parceiros e incentivadores de brincadeiras.
Neste sentido, o objetivo central desta olimpíada é ressaltar a importância das brincadeiras na Educação Infantil, pois este é um período fundamental para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa.
– Desenvolver, através das atividades esportivas, uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de seus limites;
– Promover o aprimoramento físico, moral e intelectual dos alunos, através da prática do esporte e das atividades cooperativas.
– Desfile dos atletas: entrada das bandeiras e das equipes correspondentes;
– Hino Nacional;
– Hino do Jardim de Infância Branca de Neve;
– Entrada da Tocha Olímpica;
– Juramento do atleta;
– Palavras da direção;
– Apresentação de dança de uma torcida organizada (alunas da UFRJ).
– Corrida de revezamento (10 metros cada componente);
– Colocar 20 pregadores na corda;
– Arremessar 20 bolas no cesto;
– Derrubar 10 boliches;
– Estafeta da bola colorida;
– Estafeta do bambolê;
– Estafeta do bambolê na corda.
Confira o álbum completo com as fotos da XXIV Olimpíada da Educação Infantil na nossa página do Facebook:
XXIV Olimpíada da Educação Infantil – Turno da Manhã
XXIV Olimpíada da Educação Infantil – Turno da Tarde