XXI Olimpíada. A empolgante festa do esporte no Garriga
Com a participação entusiasmada dos nossos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I e 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, apresentamos...
Alunos Garriga participam da XXIV Olimpíada da Educação Infantil.
Dia 06 de outubro, aconteceu a XXIV Olimpíada da Educação Infantil no Garriga. As crianças participaram de várias atividades esportivas, ressaltando a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos.
Embora, atualmente, a importância do brincar para o desenvolvimento infantil seja amplamente reconhecida, é comum observarmos crianças, por vezes muito pequenas, com uma rotina bastante atribulada, tomada por diversas atividades e compromissos. Muitas vezes, fica difícil encontrarmos alguma brecha, na correria do dia a dia dessas crianças, na qual elas possam, simplesmente, ter espaço e tempo para brincar.
Segundo Vygotsky “o brincar cria a chamada zona de desenvolvimento proximal, impulsionando a criança para além do estágio de desenvolvimento que ela já atingiu. Ao brincar, a criança se apresenta além do esperado para a sua idade e mais além do seu comportamento habitual. Para Vygotsky, o brincar também libera a criança das limitações do mundo real, permitindo que ela crie situações imaginárias. Ao mesmo tempo é uma ação simbólica essencialmente social, que depende das expectativas e convenções presentes na cultura. Quando duas crianças brincam de ser um bebê e uma mãe, por exemplo, elas fazem uso da imaginação, mas, ao mesmo tempo, não podem se comportar de qualquer forma; devem, sim, obedecer às regras do comportamento esperado para um bebê e uma mãe, dentro de sua cultura. Caso não o façam, correm o risco de não serem compreendidas pelo companheiro de brincadeira.”
O brincar também permite que a criança tome certa distância daquilo que a faz sofrer, possibilitando-lhe explorar, reviver e elaborar situações que muitas vezes são difíceis de enfrentar. Autores clássicos da psicanálise, como Freud e Melanie Klein, ressaltam a importância do brincar como um meio de expressão da criança, contexto no qual ela elabora seus conflitos e demonstra seus sentimentos, ansiedades, desejos e fantasias.
Já Winnicott, pediatra e psicanalista inglês, faz referência à dimensão de criação presente no brincar. Segundo ele, é muito mais importante o uso que se faz de um objeto e o tipo de relação que se estabelece com ele do que propriamente o objeto usado. A ênfase está no significado da experiência para a criança. Brincando, ela aprende a transformar e a usar os objetos, ao mesmo tempo em que os investe e os “colore” conforme sua subjetividade e suas fantasias. Isso explica por que, muitas vezes, um urso de pelúcia velho e esfarrapado tem mais importância para uma criança do que um brinquedo novo e repleto de recursos, como luzes, cores, sons e movimento.
Dessa forma, percebe-se como o brincar é algo essencial para o desenvolvimento infantil. Uma criança que não consegue brincar deve ser objeto de preocupação. Disponibilizar espaço e tempo para brincadeiras, portanto, significa contribuir para um crescimento saudável. É importante também que os adultos resgatem sua capacidade de brincar, tornando-se, assim, mais disponíveis para as crianças enquanto parceiros e incentivadores de brincadeiras.
Neste sentido, o objetivo central desta olimpíada é ressaltar a importância das brincadeiras na Educação Infantil, pois este é um período fundamental para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa.
– Desenvolver, através das atividades esportivas, uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de seus limites;
– Promover o aprimoramento físico, moral e intelectual dos alunos, através da prática do esporte e das atividades cooperativas.
– Desfile dos atletas: entrada das bandeiras e das equipes correspondentes;
– Hino Nacional;
– Hino do Jardim de Infância Branca de Neve;
– Entrada da Tocha Olímpica;
– Juramento do atleta;
– Palavras da direção;
– Apresentação de dança de uma torcida organizada (alunas da UFRJ).
– Corrida de revezamento (10 metros cada componente);
– Colocar 20 pregadores na corda;
– Arremessar 20 bolas no cesto;
– Derrubar 10 boliches;
– Estafeta da bola colorida;
– Estafeta do bambolê;
– Estafeta do bambolê na corda.
Confira o álbum completo com as fotos da XXIV Olimpíada da Educação Infantil na nossa página do Facebook:
XXIV Olimpíada da Educação Infantil – Turno da Manhã
XXIV Olimpíada da Educação Infantil – Turno da Tarde