Há algum tempo, a psicomotricidade na educação infantil era utilizada apenas na correção de algum problema ou deficiência. Hoje, é muito usada no auxílio ao desenvolvimento infantil, ocupando um lugar importante na educação e formação da criança. Estudos revelam que a criança articula toda a sua afetividade, desejos e possibilidades de comunicação nos seus próprios movimentos. A psicomotricidade cria no ser humano a consciência sobre seus movimentos como velocidade, espaço e tempo.
Como estímulo aos movimentos da criança, a educação psicomotora atua da seguinte forma:
– Motiva a capacidade sensitiva;
– Cultiva a capacidade perceptiva por meio do conhecimento dos movimentos da resposta corporal;
– Organiza os movimentos expressados por meio de sinais, símbolos e a utilização de objetos reais e imaginários;
– Faz com que a criança descubra e expresse suas capacidades por meio da criatividade e da emoção;
– Amplia e valoriza a identidade própria e a autoestima na convivência em grupo;
– Cria segurança ao se expressar de diversas formas;
– Cria consciência e respeito à presença e ao espaço das outras pessoas.
A psicomotricidade no Garriga
A psicomotricidade permite a compreensão da forma como a criança toma consciência de seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio dele, localizando-se no tempo e no espaço. O trabalho da psicomotricidade na Educação Infantil do Garriga prevê a formação de uma base indispensável no desenvolvimento motor, afetivo e psicológico da criança, dando oportunidade para que ela se conscientize de seu corpo por meio de jogos e atividades lúdicas.
Por isso, nossa equipe pedagógica está sempre atenta à recreação das crianças. É assim que se desenvolve sua percepção e o controle mental de sua expressão motora.
Confira também como é trabalhada a Filosofia na Educação Infantil do Garriga.
Para se aprofundar mais no tema Psicomotricidade, marque uma reunião com a Coordenadora da Educação Infantil.