Garriga de Menezes

Educação Alimentar

Educação Alimentar na primeira infância 

O projeto de incentivo à boa alimentação tem início ainda na Educação Infantil, com a produção de receitas saudáveis como Guacamole, chips de batata-doce com orégano, entre outras delícias. Com o auxílio das professoras, as crianças descobrem na Horta Vila Verde, cultivada na escola, ervas e temperos como capim-limão, erva cidreira, coentro e salsinha.

Além das aulas práticas, os alunos também têm um dia especial reservado para o lanche saudável. Geralmente às quartas-feiras, eles levam para a escola comidas naturais que são divididas com os colegas. A mediação do lanche é feita pelas professoras, que garantem o rodízio de alimentos e propõem alternativas preparando outros pratos a partir do que as famílias enviam para o lanche coletivo.

O papel do projeto durante a vida escolar

A busca por práticas alimentares mais saudáveis na escola nasceu para fortalecer o vínculo entre educação e saúde, afinal, a alimentação equilibrada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. 

Hábitos saudáveis criam um ambiente positivo, que potencializa o aprendizado ao mesmo tempo em que promove uma vida mais feliz. E este projeto tem papel de destaque nesse ambiente porque permite que a criança vivencie o plantio, a colheita e experimente os alimentos.

As diferentes turmas do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, têm uma escala de preparo, plantio e cuidado dos canteiros. Isso garante que todos se envolvam nos trabalhos, obtenham informações diversas e administrem com responsabilidade o projeto da escola.

 

Alunos do Ensino Fundamental durante aula prática sobre Educação Alimentar

 

Fique por dentro

O Garriga de Menezes acredita que uma educação de qualidade é composta por bons exemplos e espaço para o desenvolvimento pessoal de cada um. Por isso, procura auxiliar crianças e adolescentes em diversas fases, com estímulos nos aspectos cognitivo, emocional e social. 

Leia nosso e-book sobre educação alimentar e confira dicas de como estimular bons hábitos na rotina do seu filho. Conheça também nossos projetos Educação Socioemocional, Educação Ambiental, Educação Financeira e Aulas de Campo e entenda porquê o Garriga de Menezes é uma escola completa.

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUITO E APRENDA COMO ESTIMULAR HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS!

Download