Garriga de Menezes

Educação Socioemocional

Saber lidar com nossos conflitos é mais simples do que imaginamos.

O Projeto de Educação Socioemocional do Garriga surgiu a partir da observação das ansiedades dos alunos do Ensino Médio em resolver questões de ordem emocional, social e de relação interpessoal.

Teve início em março de 2018 e é um espaço de escuta, troca e acolhimento. Trabalhamos, também, com base nas cinco competências socioemocionais que a Base Nacional Comum Curricular estabelece, o que nos permite um olhar integral para o aluno.

O trabalho com questões ligadas à Inteligência Emocional já deixou de ser um diferencial e passou a ser prioridade. Não basta vivermos em sociedade. É preciso nos autoconhecermos, identificarmos e nomearmos nossas emoções, ter consciência do nosso papel em sociedade, desenvolver empatia, promover e manter as relações saudáveis e o poder de solucionar problemas.

Nossos encontros são iniciados com meditação e relaxamento para uma atenção plena, com consciência de si mesmo e do próprio corpo. São realizadas, também, rodas de conversa, dinâmicas, atividades que envolvem artes, música e expressão corporal. Atualmente, participam os alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio, semanalmente, às quintas-feiras à tarde.

O Projeto foi idealizado, e é aplicado, pela Orientadora Educacional do Ensino Médio, Nathália Brandão, que também é psicóloga com formação em Inteligência Emocional e Educadora Parental.

Veja, a seguir, alguns depoimentos de alunos participantes:

“Gosto muito do Projeto, pois me sinto mais aliviado. Consigo expressar a minha opinião melhor, além das atividades que ajudam minha ansiedade antes das provas. Não sou uma pessoa com muitos problemas, não tenho nada do que reclamar, mas no projeto consigo ver a opinião dos outros e ver como solucionam seus problemas.” João Pedro Sombra – 2º ano

“Acho que o mundo nos cerca com dúvidas sobre o nosso “ser”, mas não nos ensina a responder e nem como chegar a essa ansiosa resposta. O que nós somos? Quem eu sou? No Projeto Socioemocional aprendi a lidar com essa pergunta, a entender que não existe uma resposta permanente e que amor é o primeiro passo para essa jornada.” Beatriz Reyes – 2º ano

“O Projeto está me ajudando a ter mais conhecimento sobre os meus sentimentos, que antes eu ignorava. Os resultados aparecem depois de alguns encontros. Eu tive mais facilidade em expor meus sentimentos à minha família. Esse Projeto está extraordinário.” Samuel Lacerda – 2º ano

“O Projeto me permitiu lidar com meus sentimentos e identificá-los de forma muito mais fácil. Aprendi que está tudo bem em não estar bem o tempo todo. Posso aprender com cada erro que cometi. Enfim, aprendi muita coisa boa nesse Projeto lindo!” Marcela Duarte – 2º ano

“O Projeto tem me ajudado a me abrir para o mundo, viver de forma mais leve as desavenças que me ocorrem. As reflexões semanais são mega sensacionais, eu sempre encontro uma luz. Obrigada pelos momentos incríveis desse Projeto.” Layla – 2º ano

“Aprendi muitas coisas com esse projeto, eu sinto que me conheço mais, confio mais em mim mesma e acabei desenvolvendo áreas/conhecendo personalidades minhas, que eu nem imaginava que existiam. Eu só tenho a agradecer à Nathália por me proporcionar isso, por estar sempre ali para acompanhar meu crescimento, por me apoiar e ajudar em toda essa “batalha” que eu ainda enfrento.” Eduarda Nader – 2º ano

 

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUITO E CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS PARA OS SEUS FILHOS

Download