Pais da Educação Infantil são importantes parceiros no processo de aprendizagem
O professor no seu trabalho diário percorre, junto à criança, o caminho da observação, da formulação de hipóteses...
A rotina faz parte da vida de todo ser humano. Ela auxilia na organização e na realização das tarefas diárias, além de promover um desenvolvimento saudável e equilbrado. A rotina não é exclusividade dos adultos, quando pensamos em crianças e adolescentes, ela também é fundamental!
É preciso que eles tenham horário para acordar, para ir à escola, para realizar a tarefa de casa, estudar, descansar, praticar esportes e até brincar. Isso organiza, estrutura, dá direção, sentido e segurança para os jovens. Por isso, ressaltamos tanto para nossos alunos e para as famílias a importância de um planejamento diário.
Logo no início de ano, montamos um plano de estudos com cada aluno em um programa desenvolvido pela informática, com interatividade e personalizado, para que todos possam criar à sua maneira. Além disso, conversamos sobre os benefícios de estar em contato com a matéria diariamente, o que contribui para sua aprendizagem significativa e não apenas para a “decoreba pras provas”. Implementando e seguindo essa rotina, o sucesso escolar é praticamente garantido.
O dever de casa também deve ser feito diariamente. Ele leva o aluno a enfrentar desafios pedagógicos fora da escola, fixar o assunto que aprendeu em sala de aula, estabelecer uma rotina e construir sua autonomia.
Especialistas classificam que a lição de casa pode trabalhar três tipos diferentes:
Lição que sistematiza conhecimentos: O aluno faz exercícios sozinho e o professor faz uma análise, verificando quais as dificuldades
Lição preparatória: Antes de começar a trabalhar um novo tema, o professor pode pedir, por exemplo, que os alunos leiam notícias relacionadas ao assunto
Lição de aprofundamento: O aluno aprofunda os temas já estudados por stanozolol steroid for sale meio de trabalhos mais longos, como uma pesquisa ou apresentação de um trabalho, por exemplo.
Nas reuniões com as famílias, reforçamos e explicamos o objetivo desse plano de estudos, a fim de que possam ser parceiros da escola e dos seus filhos.
Enquanto escola, devemos levar para nossos alunos a vontade e a capacidade de crescer intelectual e emocionalmente. Enquanto pais, vocês podem estimular seus filhos a cumprirem com suas tarefas, criarem autonomia e se desenvolverem cada vez mais!
Adaptado de: Dom Bosco