Garriga de Menezes

Pais da Educação Infantil são importantes parceiros no processo de aprendizagem

O professor no seu trabalho diário percorre, junto à criança, o caminho da observação, da formulação de hipóteses, da interpretação, da pesquisa, da escuta e da documentação e registro das informações. Não necessariamente nesta ordem, tudo ocorre num ir e vir cuidadoso e atento. O professor também é o responsável por criar os contextos mais apropriados para que as crianças se sintam confi antes, confortáveis, estimuladas e respeitadas no seu processo cognitivo de descoberta do mundo.

O projeto pedagógico desenvolvido na Educação Infantil do Garriga mostra que o ensino e a aprendizagem são processos que se complementam na criança e no adulto. Os pais, como responsáveis, são fundamentais na continuidade do desenvolvimento. Eles precisam participar do dia a dia dos filhos e, de forma compartilhada e solidária com o professor, ampliar a essência das experiências vividas por eles.

Um momento importante de consolidação dessa parceria ocorre quando as crianças levam para casa a bolsa com os trabalhos das atividades realizadas no mês. Além dos materiais individuais do aluno, os pais do Garriga recebem uma documentação com fotos e falas da criança. Todo material elaborado pelas professoras descreve atividades lúdicas em diferentes projetos e evidencia os conteúdos trabalhados.

No encontro individual de pais, do 1º semestre, as famílias foram orientadas a valorizar o momento da entrega da Bolsa dos Trabalhos do Mês. A família deve reservar um tempo para interagir com a criança e procurar saber como ela realizou cada atividade. Ao ver os registros com fotos, saber o nome dos amigos da turma e dar continuidade, em casa, aos conteúdos lançados pela professora.

A abordagem de escuta e olhar cuidadoso sobre a criança, diz respeito ao caminho educativo que pais e professores compartilham. Alguns pais estão sempre nos dando o retorno, via agenda do aluno:

Rafaela ontem chegou muito feliz contando as novidades do passeio. Agradeço o carinho com nossa princesa” Verlane – mãe de Rafaela Sabença Ostaska– Turma 5

Os trabalhos estão lindos! Amei a dinâmica em sala de aula… Muito bom !!! Parabéns pelo trabalho desenvolvido.” Patrícia – mãe de Daniel Frias Barbosa– Turma 3

BAIXE A NOSSA APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL E CONHEÇA O GARRIGA

Download