Resultado da Gincana 58 anos do Garriga
A Gincana em comemoração aos 58 anos do Garriga foi um verdadeiro sucesso! Com muita alegria...
Ações no Garriga visam conscientizar alunos sobre os perigos e as consequências do bullying na escola.
Larissa Costa Beber Scherer
Há mais de dez anos, a UNESCO propõe orientações sobre a importância da disseminação da cultura da paz e da não-violência. O objetivo é cada sujeito se comprometer com:
– o respeito à vida e à dignidade de toda pessoa;
– a prática da não-violência ativa;
– a defesa das liberdades de expressão e cultural
– a promoção do consumo responsável;
– a contribuição com o desenvolvimento de uma comunidade democrática.
Tendo em vista a parceria estabelecida entre o Garriga de Menezes e a UNESCO, implantou-se o Projeto Paz, com o objetivo de enfatizar a solidariedade, a convivência e o respeito na escola e na sociedade. Este projeto desencadeia o trabalho sobre temas que dialogam com valores importantes para a vida em sociedade, gerando desdobramentos e outras ações na escola.
Propõe-se ao longo do ano letivo:
– Promover debates e discussões acerca da cultura de paz e da não-violência entre alunos, professores e funcionários;
– Desenvolver valores e atitudes em busca do respeito à diferença e à diversidade de todos os integrantes da comunidade escolar;
– Contribuir para a promoção de ações solidárias e participativas que envolvam alunos, professores e funcionários da escola;
– Promover debates acerca de ações discriminatórias e intimidações sistemáticas (bullying e cyberbullying) na escola.
Assim, o combate de práticas discriminatórias e intimidadoras surge também como uma meta a ser alcançada na construção da cultura de paz e do respeito às diferenças e à diversidade. Cabe à escola, então, promover situações em que os conflitos sejam resolvidos por meio do diálogo e da compreensão do ponto de vista do outro, contribuindo para uma convivência harmoniosa na escola e na sociedade, seja presencial ou virtualmente.
O evento surgiu da demanda de promover medidas de conscientização, prevenção e combate às formas de intimidação sistemática. Desse modo, é frente desse projeto trabalhar na escola o tema, de acordo com a Lei Nº 13.185, de 6 de novembro de 2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistêmica. Consideramos, assim como a lei citada, bullying todo e qualquer ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente.
O cyberbullying, por sua vez, caracteriza-se pelo bullying cometido em ambiente virtual. Vale ressaltar que este último vem ganhando proporções maiores diante das redes sociais em que é possível publicar conteúdos anonimamente.
Portanto, com o objetivo de rejeitar o bullying e o cyberbullying infantis, promovemos debates e campanhas acerca das atitudes agressivas, intencionais e repetitivas de intimidação a fim de conscientizar alunos, professores e funcionários.
Proporcionamos também momentos de formações à equipe pedagógica acerca do tema com a finalidade de implantação dessas ações de discussões, prevenções e orientações para acabar com qualquer tipo de constrangimento físico e/ou psicológico cometido na comunidade escolar.
Dessa forma, as ações são de cunho preventivo e de responsabilização. Ou seja, como forma de prevenção, além das atividades planejadas com relação a valores, a escola instituiu um dia do ano em que os alunos estejam envolvidos com o tema do bullying.
Nesta ocasião, os segmentos realizam uma programação diferenciada com atividades de prevenção, conscientização e debate acerca do assunto. Após assistirem peça, filme, palestra ou história, cada turma desenvolve atividades sobre o tema como, por exemplo, produção de cartazes, produção de textos, interpretações, dinâmicas, debates e fóruns de discussão.
Através dessas ações, as reflexões estendem-se também às famílias, proporcionando o envolvimento dos responsáveis com o tema. Assim, escola e família estabelecem parceria na conscientização quanto à construção da boa convivência na escola e na sociedade, sensibilizando-se para a prevenção ao bullying e compartilhando as discussões iniciadas na escola.
A escola é um espaço privilegiado de transmissão de valores das gerações anteriores às atuais. Por isso, na medida em que atua na prevenção e conscientização sobre a agressividade e suas consequências nas relações interpessoais, contribui para a formação de cidadãos mais humanos.
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