Garriga de Menezes

Ensinando matemática: vamos pensar?

Não se aprende matemática, apenas resolvendo problemas. É necessário que o professor crie situações didáticas, em que os alunos façam uso de conhecimentos que guardem uma relação direta com os fazeres da matemática, tais como: interpretar, anotar, contar, controlar, antecipar, operar, conferir, provar, estabelecer relações, comunicar.
As professoras da Educação Infantil, no Garriga, assumem o papel de investigadora e instigadora, quando propõe desafios à sua turma.

Todos os jogos têm uma intenção e o grau de dificuldade é crescente. E durante a partida observamos e anotamos:

1. O que as crianças aprendem enquanto jogam? Quais são os conteúdos matemáticos envolvidos nesse jogo?
2. Que variações é possível pensar para cada um dos jogos?

Veja como nossos alunos já estão avançados!

Pré II :
O que é jogo da Trilha?

Respostas dos alunos:
“É um jogo com dado. A gente joga, conta e anda pulando as casinhas.”
“É um jogo que tem números no caminho e para brincar tem que usar um dado.”

Depois de jogarem lançamos o desafio para cada um explicar a sua hipótese:

Renato estava na casa 24 da Trilha e foi parar na casa 29.
Quanto ele tirou no dado?

Hipóteses dos alunos para descobrir a resposta:

“ A gente tem que contar do 5 até o 9 para saber quanto ele andou.”
“Pode olhar os números no quadro numérico que está na nossa parede”.
“Pode contar nos dedos de 25 até 29”.
“Desenha a trilha no papel e conta.”

Maternal II:

Jogo com caixa de ovos:

Para trabalhar a noção de quantidade o aluno deveria colocar bolas de papel amassado dentro dos espaços da caixa de ovos, sem deixar sobrar ou faltar. Para desafiá-lo ainda mais, a professora cortou as caixas de ovos em diferentes quantidades. Quem acertava, sentava na Roda com sua caixa no colo. Depois a professora pediu que pensassem sobre a atividade: Qual o segredo?

Respostas dos alunos:
“Eu não consegui colocar porque eu não peguei todas as bolinhas.”
“Tem que ter quatro braços para pegar as bolinhas.”
“ Eu não consegui porque só peguei 2 bolinhas”.
“Tinha que pagar mais bolinhas.”
“A minha caixa tinha 4 buracos”

PRÉ I:

A professora realizou um debate, onde o aluno tinha que dar sua explicação e defender porque havia chegado àquela conclusão.
Pergunta:

Qual é o número maior 16 ou 61? Por quê? Explique por que você tem certeza.

Hipóteses dos alunos:

“61 é maior. Por causa do 1. No 16 o 1 está na frente , ele é menor.”
“ Porque na frente é o 6 e não o 1”.
“Porque o 6 vem depois dos números 1,2,3,4 e 5”.
“O 16 é da família do 10 e o 61 é da família 60.”

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUITO E SAIBA COMO AJUDAR SEU FILHO A SUPERAR O DIVÓRCIO DA MELHOR FORMA.

Download