Garriga de Menezes

O impacto da Orientação Educacional

Uma gestão escolar completa depende de uma rede de profissionais que se dedicam diariamente, para que a vivência do aluno seja integral.

Entre os diferentes compromissos da equipe pedagógica do Garriga, a Coordenação é responsável pela atenção às dinâmicas de sala de aula, lideradas pelos professores, assim como os projetos arquitetados, metodologias utilizadas e seus efeitos no desempenho dos alunos.

Já a Orientação Educacional é parte essencial desse círculo de atenção, encarregada de ouvir, dialogar e orientar os alunos em sua individualidade, lidando com questões emocionais, familiares ou de convivência escolar. Também faz parte desse papel mapear esses impactos nos processos de ensino-aprendizagem de cada criança ou adolescente.

Em todos os segmentes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, a Orientação Educacional desenvolve ações específicas, porque consideram as necessidades individuais de acordo, também, com a faixa etária dos alunos. No dia a dia, além dos alunos, o olhar se divide entre as famílias e professores, sempre buscando estratégias para minimizar barreiras à participação e à aprendizagem.

A Orientação Educacional busca refletir, junto à comunidade escolar, sobre temas como exclusão/inclusão, protagonismo, responsabilidade do aluno, relações interpessoais e boa convivência dentro e fora de sala de aula. Através de projetos sobre temas pertinentes ao contexto educacional, as ações tomam forma e se fazem presentes na rotina do aluno de maneira mais acessível.

psicóloga escolar e pedagoga

Larissa Scherer, Psicóloga, e Manoella Senna, Pedagoga

“A Orientação de Estudos, o Projeto Educação Socioemocional, o Projeto de Prevenção ao Bullying e o Projeto Paz são só algumas das iniciativas pensadas para atender as diferentes demandas”, contam Larissa Scherer, Psicóloga, Doutoranda em Psicologia (UFRJ) e Mestre em Educação, e Manoella Senna, Pedagoga, Doutoranda em Educação (UFRJ) e Mestre em Educação. Ambas são Orientadoras Educacionais do Garriga, atuando no Ensino Fundamental I.

É papel da Orientação Educacional identificar, também, necessidades e habilidades, pontos fortes e carências dos alunos, para que seja possível atuar a favor de uma experiência escolar plena. Apoiar alunos e seus familiares com estratégias pensadas individualmente nos possibilita construir cidadãos capazes de mudar o mundo, além, é claro, de facilitar excelentes resultados acadêmicos.

Essas são peças-chave para uma educação que transforma o futuro!

BAIXE A NOSSA APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL E CONHEÇA O GARRIGA

Download