
Garriga faz parceria com empresa referência em educação inovadora no Brasil e no mundo.
Alunos do Fundamental II e Ensino Médio terão Chromebooks, para uso exclusivo, durante todo período escolar.
As crianças gostam de ouvir histórias desde pequenas. Os bebês se encantam pelo acalanto das narrativas ou dos musicais e, conforme amadurecem, começam a ter preferência pelos textos ritmados. Os pequenos memorizam a forma e, ao “relerem” tais textos, contam como se estivessem realmente lendo. Algumas crianças, na hora da narrativa, até apoiam o dedinho nas linhas, dando a sensação de serem leitoras fluentes. Esta fase é mais expressiva a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, quando elas já possuem autonomia de leitura e preferências por títulos como aventuras e suspenses.
O significativo nisso tudo é que as histórias, quando adequadas para cada faixa etária, possibilitam o encantamento pela leitura. Nessa fase de audição da narrativa, a professora não pode escolher livros apenas para ensinar algo como higiene, cuidado ou valores morais. Os livros de literatura infantil, os contos clássicos, as fábulas, as poesias favorecem a fruição estética e despertam o interesse pela leitura, já que instigam a imaginação da criança.
A educadora Magda Soares ressalta a importância da fantasia e da imaginação para as crianças, por isso o contato com textos impressos e não-literários, como revistas infantis, em quadrinhos, receitas, bulas de remédio, certidão de nascimento, entre outros, passa a ser imprescindível.
Um ambiente que favoreça a formação de um hábito de leitura e consequentemente de um leitor infanto-juvenil deve ser preocupação essencial para qualquer atividade. O clima criado para um momento de conto, como local aconchegante, inspirador e com música clássica ao fundo, é fonte inspiradora para o imaginário infantil. A criança se reporta ao espaço-tempo da história, se envolve e interage no real com as possibilidades da sua imaginação.
As atividades que giram em torno das histórias contadas, a participação da família em projetos de leitura e a utilização da biblioteca com espaço de ler, ouvir e contar histórias para aprender são oportunidades pedagógicas que estimulam e despertam para o encantamento e o prazer de ler.
Contar histórias é um dos momentos de encantamento que desperta nas crianças o mais profundo desejo de conhecer o mundo da fantasia. As crianças, quando incentivadas desde pequenas, percebem a leitura como alimento para a alma, uma forma prazerosa de conhecer o mundo e beber na fonte dos desejos mais inusitados, seja de príncipes e princesas, seja de suspenses e mistérios. Marcel Postic ressalta que os enigmas persistem e que isso leva as crianças a procurar, imaginar, sonhar, “tendo como motor tanto a vontade de conhecer, como também a vontade de dominar temores e angústias, ou expressar emoções”.
A escola é uma fonte de complemento ao que as famílias já realizam. Todo papai ou mamãe em algum momento contou (ou conta) histórias para os filhos. Assim, o trabalho da escola é incentivar e enriquecer as atividades pedagógicas para aprimorar os conhecimentos multidisciplinares. Além disso, é importante propor projetos de trabalhos que tenham a literatura com o pano de fundo para as atividades.
Os diversos estilos literários estão presentes desde as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, quando ocorre o processo de aquisição da leitura e da escrita. Portanto, as crianças têm o livro ou as histórias contadas como parte de seu desenvolvimento. Aquela que é incentivada a ler desde cedo poderá beneficiar-se com leituras diversificadas e tornar-se uma leitora mais atuante e interessada por temas variados no futuro.
A família é o grande exemplo para esses pequenos. Se os pais são leitores e o hábito de ler ocorre de forma espontânea na frente de uma criança, a possibilidade dela se tornar leitora é grande. Se a escola investe nesse hábito com o reforço de leituras do nosso cotidiano, com trabalhos diversificados a partir de livros infantis, contos clássicos, poesias, canções e com o uso da biblioteca como espaço de entretenimento e prazer, a criança verá a leitura de forma prazerosa e terá estímulo para novas descobertas. Essa criança, então, crescerá com a leitura como parte de sua vida e não como obrigação para trabalhos ou provas, pois a leitura escolar será uma atividade que lhe proporcionará um olhar muito além para certo autor ou estilo literário.