Ex-aluna do Garriga é indicada a prêmio internacional
A jornalista Daniela Dantas, ex-aluna do Garriga de Menezes, foi indicada ao Emmy Internacional de Jornalismo. O documentário Síria em Fuga...
Confira a importância dessas três competências para um processo de aprendizagem significativo.
Manoella Senna
Exemplos e estímulos vindos dos ambientes escolar e familiar são essenciais para o desenvolvimento infantil e, consequentemente, para a trajetória escolar da criança.
Jean Piaget, psicólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, mostrou em seus estudos que existem diferentes formas de interagir com o ambiente nas diversas faixas etárias.
Essas formas de pensar e agir, são chamadas estágios. Ao longo de toda a trajetória escolar, principalmente no Ensino Fundamental I, é necessário que o aluno desenvolva três competências fundamentais para um processo de aprendizagem significativo: organização, responsabilidade e disciplina.
Em parceria, família e escola devem oferecer suporte adequado para que a criança se sinta confiante nesse processo e se torne agente do seu próprio desenvolvimento. Esse é um dos pontos que a equipe pedagógica do Garriga dedica especial atenção.
Nossa equipe valoriza os estímulos à organização, disciplina e responsabilidade como parte importante do Fundamental I. Além dos testes e provas, no Garriga o aluno é avaliado em vários aspectos do seu processo de aprendizagem. Afinal, sabemos o quanto é importante que cada um se sinta seguro e confiante no estágio de desenvolvimento em que se encontra.
Por esta razão, a equipe de Orientação Educacional estimula o desenvolvimento de atividades para a construção de hábitos de estudos.
Ter organização com o material escolar e com os horários de estudo é essencial. A família e a escola podem ajudar incentivando o aluno a construir seu próprio planejamento, no qual suas atividades escolares, esportes, lazer e outros compromissos estejam bem distribuídos durante a semana. Uma boa distribuição das tarefas proporciona diminuição do cansaço, além do risco de não ter tempo para estudar. Os responsáveis, em casa, podem auxiliar na construção de um cronograma, estipulando o tempo necessário para cada atividade, lembrando que é importante ter um momento de lazer, além dos estudos.
Ao assumir a responsabilidade de cumprir determinada tarefa, a criança deve se sentir protagonista da ação e perceber que ao realizá-las ou não, é possível que existam consequências, que podem ser positivas ou negativas que atingirão diretamente seu desempenho escolar. Auxiliá-la na construção de metas e no estabelecimento de objetivos é muito importante. Mas tudo deve estar de acordo com a realidade e os limites da criança. Ao perceber que seus objetivos e metas foram cumpridos, o aluno sente-se motivado para planejar novas etapas de estudo e pronto para novos desafios.
A disciplina, sem dúvida, é outro fator que contribui para o bom desempenho escolar. Isso porque o ato de manter disciplina, para além do cumprimento das normas e regras estipuladas para a boa convivência na escola, está relacionado à dedicação e a autogestão da criança diante do cumprimento de um objetivo. Trata-se da capacidade da manutenção do foco para alcançar os resultados esperados e, assim, atingir as metas que foram estipuladas.
De acordo com importantes autores da psicologia do desenvolvimento humano, esses processos são iniciados na família e complementados pela escola. Desse modo, a parceria entre a família e a escola é fundamental. Além de um ambiente rico de estímulos que proporcione explorações, observações e a valorização da aquisição de competências, a aprendizagem por meio de modelos e de exemplos de práticas é muito importante. Exemplos e estímulos vindos dos ambientes escolar e familiar são, portanto, essenciais para o desenvolvimento infantil e, consequentemente, para a trajetória escolar da criança na qual se espera processos de aprendizagem significativos.